quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA


Um dos pontos mais importantes para o sucesso da Gestão Democrática na Educação é o gestor. Ser carismático, capaz, aberto e com iniciativa são características de um líder em potencial, o que nos leva a perceber que o gestor ideal é aquele com perfil de líder.

Tratando da educação, o gestor deve não limitar-se somente à parte burocrática da escola, a parte administrativa. Deve estar envolvido, também, com a parte pedagógica e, diretamente, envolvido com os professores e os alunos em sala de aula.

Um bom gestor escolar deve dominar a legislação na qual se baseia a educação, assim como conhecer todos os parâmetros curriculares e o projeto pedagógico da sua escola. Mas, apesar disso, deve conhecer cada membro participante da sua comunidade escolar, sabendo da sua função e dando o seu devido valor, efetivando a verdadeira democracia. Além disso, deve ser atuante e participativo.

Enfim, a característica principal de um bom líder na educação são seus princípios e os seus ideais como educador. Àquele que busca uma educação de qualidade, inclusiva e democrática tem chances de ser um bom gestor.

Leia sobre esse assunto na matéria da revista Nova Escola: O líder que faz a diferença

2 comentários:

Unknown disse...

Oi, Jacira!

Tô passando aqui pra te dizer que deixei um selinho pra ti lá no Ufa!

Assim nossas redes de diálogo se ampliam, "né"?!

Abraços!

Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: Momento de Reflexão: Seqüestrada usa lei para capturar seqüestrador!
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.