Um dos pontos mais importantes para o sucesso da Gestão Democrática na Educação é o gestor. Ser carismático, capaz, aberto e com iniciativa são características de um líder em potencial, o que nos leva a perceber que o gestor ideal é aquele com perfil de líder.
Tratando da educação, o gestor deve não limitar-se somente à parte burocrática da escola, a parte administrativa. Deve estar envolvido, também, com a parte pedagógica e, diretamente, envolvido com os professores e os alunos em sala de aula.
Um bom gestor escolar deve dominar a legislação na qual se baseia a educação, assim como conhecer todos os parâmetros curriculares e o projeto pedagógico da sua escola. Mas, apesar disso, deve conhecer cada membro participante da sua comunidade escolar, sabendo da sua função e dando o seu devido valor, efetivando a verdadeira democracia. Além disso, deve ser atuante e participativo.
Enfim, a característica principal de um bom líder na educação são seus princípios e os seus ideais como educador. Àquele que busca uma educação de qualidade, inclusiva e democrática tem chances de ser um bom gestor.
Leia sobre esse assunto na matéria da revista Nova Escola: O líder que faz a diferença